EDWEINE LOUREIRO RECEBERÁ HOJE O PRÊMIO ORÍGENES LESSA DA UBE-RJ

Hoje, dia 19 de outubro, realizo um sonho; pois, nesta data, ocorrerá a cerimônia dos Prêmios da Diretoria da União Brasileira de Escritores do Rio de Janeiro, na qual receberei o Prêmio Orígenes Lessa.

Aos dez anos de idade, recebi das mãos de meu pai o livro “O Feijão e o Sonho”, de Orígenes Lessa: obra que relata a luta de um Poeta que, para seguir escrevendo, acaba por sacrificar o próprio sustento (e o de sua família). Quem se dedica à Literatura conhece, perfeitamente, o que é por na balança “o feijão e o sonho”. Por isso mesmo, cada vitória literária é celebrada com grande entusiasmo. E esta vitória, então, foi uma das mais especiais destas duas décadas em que tenho me dedicado à Literatura: o Prêmio Orígenes Lessa da Diretoria da União Brasileira de Escritores do Rio de Janeiro ― premiação esta atribuída a meu livro de poesia “NO MÍNIMO, O INFINITO”. Sem dúvida, juntamente com o Prêmio Vicente de Carvalho (cerimônia em que estarei presente no dia 28) e o Prêmio Ganymedes José (Literatura Infantil, em 2015), o Prêmio Orígenes Lessa é uma de minhas mais importantes conquistas na Literatura ― e agradeço imensamente a Deus e a todos que têm me apoiado na caminhada.

E muito obrigado, claro, a todos da UBE-RJ ― em especial à Diretoria, composta, entre outros grandes escritores, por Juçara Valverde, Luiz Gondim, Marcia Barroca, Maria Antonia da Costa Lobo, Edir Meirelles, Eurídice Hespanhol e Luiz Poeta ― por este maravilhoso sonho que hoje se realiza.

Abraços poéicos do Japão a todos. E um Viva ao Sonho Literário!

Edweine Loureiro 14721534_10154063521632756_3068084414209522711_n

Advertisements

About edweineloureiro

EDWEINE LOUREIRO nasceu em Manaus em 1975. É advogado, professor de Literatura e Idiomas, e reside no Japão desde 2001. Em 2005, obteve o Mestrado na Universidade de Osaka (Japão). Premiado em diversos concursos literários, é autor dos livros: Sonhador Sim Senhor! (Ed. Litteris, 2000), Clandestinos [e outras crônicas] (Clube de Autores, 2011) e Em Curto Espaço (Ed. Multifoco, Selo 3x4, 2012). É membro-correspondente da Academia Cabista de Letras, Artes e Ciências (RJ) e da Academia de Letras de Nordestina (BA).
This entry was posted in Textos de Edweine Loureiro. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s