RELATÓRIO 7º. CONCURSO DE POESIA “LIBERTE-SE…NAS ASAS DA POESIA!” – GPL

Amigos, permitam-me divulgar este trabalho maravilhoso – literário e social – desenvolvido pelo Grupo de Poetas Livres, de Florianópolis. Por favor, leiam o relatório abaixo, que me foi enviado pela presidente da GPL, a Poetisa Maura Soares. Meus parabéns a todos, organizadores, premiados e participantes. Ganhou a Literatura e a Sociedade brasileira.

RELATÓRIO 7º. CONCURSO DE POESIA “LIBERTE-SE…NAS ASAS DA POESIA!” JUNTO AO PRESÍDIO REGIONAL DE TIJUCAS, SC ANO 2011 PROJETO DO GRUPO DE POETAS LIVRES PARCERIA COM O PRESIDIO REGIONAL DE TIJUCAS, SC COORDENAÇÃO: PROFª MÁRCIA REIS BITTENCOURT

RELATÓRIO

Tendo como público-alvo os internos do Presídio Regional de Tijucas, SC, neste ano de 2011, realizamos a sétima parceria com o Concurso do Projeto “Liberte-se…nas Asas da Poesia! Este Projeto foi criado no ano 2000 por Maria Vilma Nascimento Campos, fundadora e Presidente Perpétuo do Grupo de Poetas Livres. À época do primeiro concurso com o título citado, o alvo era a Penitenciária do Estado, com sede no Bairro Agronômica, mas que por problemas de rebelião dentro do Complexo, o Projeto não vingou e ficou adormecido. Então, em 2005, a profa. Márcia Reis Bittencourt, além de membro do GPL, lecionava e ainda leciona no Curso CEJA- Curso de Educação para Jovens e Adultos do Presídio Regional de Tijucas, SC, foi solicitada a levar o Regulamento do Concurso para a direção daquele Presídio, cujo sinal positivo foi dado e o mesmo já está na 7ª. Versão, sempre apresentando bons trabalhos. Neste sétimo concurso, não recebemos muitas colaborações, por diversos aspectos que fogem na coordenação do mesmo. Foram encaminhados à Comissão de Avaliação do GPL, 15(quinze) poemas. Uma Comissão avaliadora foi composta por membros do Grupo: Licinho Campos, Eunice Leite da Silva Tavares, Heralda Victor e Maura Soares, cujo resultado apresentamos neste Relatório. Conforme o Regulamento 3(três) foram os classificados em 1º, 2º e 3º lugares.

1º.LUGAR: DALVA MANGELA FERREIRA

 

MEUS PENSAMENTOS

Meus pensamentos hoje saíram

à procura de você.

Rompeu as distâncias,

cruzou fronteiras

e por onde passava

deixava as suas marcas.

De saudade e de dor

chamei por você.

Sua resposta…

O silêncio.

A dor sufocou minha alma

Pedi para Deus por sua presença

e Deus na sua infinita misericórdia,

nos seus braços me colocou.

Hoje ao seu lado, agradeço

a Ele por ter-me trazido Você,

meu Grande Amor!

(Dalva  Mangela Ferreira)

 

2º. LUGAR: RENATO VIANA DE MORAIS

 

SENSAÇÃO

Hoje acordei, senti

como se meu coração estivesse

esmagando o meu peito

e ao mesmo tempo

me senti como se estivesse

flutuando nas nuvens.

Parei por um instante

e vi você

ali do meu lado

e percebi que aquilo

que eu sentia

era apenas Amor!!!

(Por mais dificuldades que você passe,

olhe sempre o lado bom da Vida

e seja feliz!!)

(Renato Viana de Morais)

 

3º LUGAR: MARCO ANTONIO ÂNGULO LUCIANO

 

TEMPO

Assim como para todas as coisas

existe um tempo,

dentro deste tempo existe

o teu momento.

Momento que ao vivê-lo,

me perco neste tempo.

E, assim, desejo que não passe

o tempo nem o momento;

que são combustíveis

para o meu sentimento.

(Marco Antonio Ângulo Luciano)

Em página especial na Revista Ventos do Sul n.36, edição do primeiro semestre de 2011, será publicado o resultado  deste 7º. CONCURSO “LIBERTE-SE…NAS ASAS DA POESIA!”

À Direção do  Presídio Regional de Tijucas e à Coordenadora do Concurso naquela Instituição Penal, Profª Márcia Reis Bittencourt, os nossos mais sinceros agradecimentos, desejando podermos para o próximo ano, realizar novo Concurso, procurando, desta feita, apresentar um Tema para ser desenvolvido.

Todos receberão Certificado relativo a este Concurso, e os 3(três) primeiros receberão  certificado de  Classificação.

ESTE O RELATÓRIO.

Florianópolis, 13 de junho de 2011

Profa. Maura Soares

Presidente do Grupo de Poetas Livres

Pela Comissão

 

About edweineloureiro

EDWEINE LOUREIRO nasceu em Manaus em 1975. É advogado, professor de Literatura e Idiomas, e reside no Japão desde 2001. Em 2005, obteve o Mestrado na Universidade de Osaka (Japão). Premiado em diversos concursos literários, é autor dos livros: Sonhador Sim Senhor! (Ed. Litteris, 2000), Clandestinos [e outras crônicas] (Clube de Autores, 2011) e Em Curto Espaço (Ed. Multifoco, Selo 3x4, 2012). É membro-correspondente da Academia Cabista de Letras, Artes e Ciências (RJ) e da Academia de Letras de Nordestina (BA).
This entry was posted in Textos de Edweine Loureiro. Bookmark the permalink.

Leave a comment