SUELI GUSHI – Uma História de Amor pela Música Brasileira

Amigos, apresento aqui a biografia de SUELI GUSHI, cantora e compositora brasileira radicada no Japão, cuja letra de uma das canções tive o prazer de compartlhar com os leitores em um post anterior. Sobre a Artista:

Nascida em São Paulo em 21 de Setembro de 1962.

Criada em uma família que sempre gostou de ouvir música. Desde criança gostava de cantarolar as melodias que ouvia nas rádios e discos, nos variados estilos e línguas; mesmo sem haver tido a oportunidade de estudar, formalmente, em escolas de música.

Em Novembro de 1993, veio para o Japão como dekasegui, trabalhando em fábricas até 1999.

No Japão, descobriu os Karaokes que se tornaram seu passatempo favorito até 1997, quando começou a frequentar o Piano Bar Corcovado, em Takadanobaba, Tóquio. Lá,  conheceu vários músicos, crescendo, assim, a vontade de cantar realmente na noite.

Infelizmente, por problemas de saúde, esse sonho ficou adiado até final 2008, quando pôde reencontrar velhos amigos, a maioria formada por músicos brasileiros. Em 2009, passou a ter mais contato com os músicos japoneses, os quais a incentivaram muito; dando-lhe coragem para acreditar em seu potencial, e subir no palco.

Fez sua estreia em 13 de Setembro de 2009, no restaurante “Que Bom” de Asakusa, num Live de Samba.

A propósito, amante do samba que é, especialmente do repertório de Clara Nunes, Sueli está atualmente procurando variar mais o repertório, para cantar MPB, Bossa Nova, Chorinho e Sertanejo.

Procura fazer apresentações com canções que, normalmente, as pessoas não conhecem no Japão; além de procurar explicar, dentro das apresentações, sobre a música e a cultura brasileira.

Hoje também tem um blog que tem sido bem acessado ( com 2 anos de existência, ultrapassou – até agora –  a marca de 43.000 acessos), que fala sobre música, folclore, enfim, sobre a cultura brasileira.

Mesmo com todo esse sucesso, a humildade é sua marca registrada. Segundo a própria cantora:

“Estou aprendendo no ramo da música. Não consegui ainda gravar um disco – apesar de já ter músicas originais de composição minha e de amigos –, principalmente pela dificuldade financeira; visto que não posso mais trabalhar em fábrica, e vivemos eu e meus pais ( ambos com mais de 80 anos) aqui no Japão, uma vez que tenho toda assistência médica e social que preciso, pois os medicamentos que tomo são muitos e a vida no Brasil com certeza ia ser bem mais difícil…. Mas eu ainda sonho um dia poder viver de música, porque atualmente não é possível. Acredito que somente se conseguir um patrocínio ou um produtor. Porém, não pretendo desistir do meu sonho, porque quem me conhece sabe que a música é um dos motivos de eu ainda estar viva.”

Uma artista que ama o que faz. Obrigado, Sueli, por nos presentear com sua Voz e seu exemplo de Luta.

Matéria: Edweine Loureiro

 

About edweineloureiro

EDWEINE LOUREIRO nasceu em Manaus em 1975. É advogado, professor de Literatura e Idiomas, e reside no Japão desde 2001. Em 2005, obteve o Mestrado na Universidade de Osaka (Japão). Premiado em diversos concursos literários, é autor dos livros: Sonhador Sim Senhor! (Ed. Litteris, 2000), Clandestinos [e outras crônicas] (Clube de Autores, 2011) e Em Curto Espaço (Ed. Multifoco, Selo 3x4, 2012). É membro-correspondente da Academia Cabista de Letras, Artes e Ciências (RJ) e da Academia de Letras de Nordestina (BA).
This entry was posted in Textos de Edweine Loureiro. Bookmark the permalink.

Leave a comment